Concursos públicos em 2018: quais são as perspectivas?

Olá concursandos e concursandas, somos do blog método de estudo.
Para ajudar vocês de novo a responder algumas dúvidas.
E a duvida de hoje na verdade, são as dúvidas né, porque hoje em dia muita gente, ainda mais nesse final de ano, começa a perguntar muito: “Pô, 2017 foi ruim como é que vai ser 2018 no mundo dos cursos?” “Oque que vai ter de concurso de tal área, dessa área vai ter, da outra não vai ter?”
Então é isso que nós queríamos conversar com vocês!

2018, oque esperar dos concursos públicos de 2018?
Primeira coisa: Pior que 2017 achamos difícil, para a maioria das áreas 2017 foi uma área, desculpe, foi um ano muito ruim né.
Não tivemos assim, concursos praticamente da área fiscal, da área policial, de várias outras áreas, assim, foi um ano bem fraco em termos de concursos.
Já era um pouco esperado né, pela quebradeira, pelo nosso cenário econômico aí, o governo fazendo vários reajustes, não queremos nem entrar aí nessa área política não, porque aí nós falaríamos muito, ainda mais sendo servidor a tanto tempo né?
Mas a ideia é que 2018 realmente seja um ano melhor do que 2017.
E aquela história assim : “pô, pior não fica né…”
E agora oque que a gente pode pensar em concurso para 2017, desculpa, 2018?
Primeiro, concurso para quem pensa em área fiscal, concurso de ICMS, concurso de ISS pode aparecer os montes, lembrando que ano que vem pessoal, não tem eleição de prefeitura né, não tem eleição municipal.
Então os concursos podem rolar de uma forma muito mais fácil, os governos estaduais e federal ainda vão estar muito preocupados assim com eleição né, ou com reeleição do governador, ou então com eleger o colega lá, ou eleger alguém do próprio partido. Então sempre rola alguma confusão, mas mesmo assim, mesmo em anos eleitorais, a gente vê concursos acontecendo.


Muita gente acha assim por não saber: “Ah, ano eleitoral não tem concurso!”.
Tem concurso sim!
“Ah, não pode ter concurso!”.
Claro que pode ter concurso colega, não pode é nomear se o concurso não tiver sido homologado até ali o meio do ano, arredondando.
É só isso, agora, pode ter concurso.
Pode montar lá o edital, pode ter autorização, e estar fazendo concurso até na véspera da eleição.
Oque não pode é nomear a galera no último semestre ali do ano, se não tiver sido homologado o concurso antes, ou seja, não é um impeditivo para ter concurso.
O órgão que quiser fazer um concurso, obviamente ele vai agilizar, pra fazer antes.
Oque pode prejudicar um pouco é a posse, né?
Você começar a receber o seu dindin em 2018.

É mais normal que os concursos do ano que vem o pessoal seja nomeado para 2019, até para economizar um pouco no orçamento deste ano, e jogar a galera né, essa previsão de gasto com as novas remunerações dos novos colegas para 2019.
Por exemplo, a receita federal em 2014 fez o concurso para auditor, às pressas alí, para conseguir homologar, pra poder já chamar a galera ainda em 2014.
Então assim, 2018 não há grandes impeditivos assim não.
Por falar até em receita federal, tem muito boato de ter concurso, não ter concurso, por quê?
Porquê recentemente, faz umas duas semanas, todo mundo que é da receita recebeu um Notes, né, o Notes é um e-mail interno que eles usam lá para funcionários da receita federal.


Eles receberam um Notes pedindo sugestões para o curso de formação, quem pudesse criticar, ou dar novas sugestões, e aí realmente começou um burburinho muito grande.
“Pô, e aí? Quer dizer que vai ter concurso?”
É uma fumaça, não diríamos branca, mas é uma fumaça cinza, né? Pior que antes que estava uma fumaça bem negra, né? Aquela que parece que tem pneu queimando.
Dessa vez já começou clarear a fumaça, realmente tu vê que o órgão está interessado, porque agora como a lei mudou e obrigatoriamente haverá curso de formação, ao contrário do último concurso.
Então o pessoal já está se preocupando, como é que vai ser o curso de formação, então assim, é um indício de que realmente poderá haver concurso ano que vem.
Para ter mais certeza mesmo, tem que esperar o orçamento, e tal.
Muita coisa pode rolar aí.
Isso é uma questão política, né?
Se amanhã o ministro diz ” Nós precisamos arrecadar mais, precisamos de mais funcionários, tal…”
E aí começa, assim como todo órgão, não somente da área fiscal, área policial…
“Precisamos de mais policiais, tem que fazer concurso!”

É sempre uma briga, uma negociação política, entre o governante, o secretário ou o ministro, dependendo de cada lugar. Pra conseguir fazer este concurso.
Oque interessa para você é o seguinte, meu amigo, se você estiver desanimadão, você está ferrado!
Porque você não vai passar nos concursos quando eles vierem!
Não adianta você ficar reclamando que os concursos nunca vem, que já tem um tempão que você está estudando e não aparece concurso, porque a galera tá furando a tua fila.
A galera começou a estudar faz pouco tempo, tá num gás legal, tá furando a sua fila, porque você tá aí desanimado que não vem concurso.
Ano que vem meu amigo, haverá concurso em todas as áreas!
Pra quem é da área policial, tem o polícia civil do distrito federal que virá com vaga pra caramba, uma oportunidade muito boa, com salário inicial legal, bom, trabalho legal, no distrito federal lá em Brasília.

Poderão vir também concurso pra polícia federal, polícia rodoviária federal.
Por falar nisso, nos vamos lançar a nossa liga policial em janeiro, na primeira turma, um projeto bem legal aí com o professor Marcelo Adriano, comigo e tal, vai ser um projeto bem legal para quem está na área policial, que até hoje só fizemos liga pra aprovação para área fiscal, né.

Então colega, assim, e tribunais?
Tribunal sempre teve concurso a rodo, judiciário é sempre mais fácil, tudo é melhor, tudo é mais tranquilo do que no poder executivo, então, houveram vários concursos de tribunal em 2017 e provavelmente haverá mais ainda em 2018.
Então meu amigo, seja qual for a área que você esteja estudando meu amigo, manda bala cara!
Manda bala!
Vai passar quem estiver estudando.
“Ah, e agora no final do ano?”
Dá uma descansada aí, vai visitar seus pais no natal, se eles morarem longe e tal, dá alí uma descansada de 2,3,4 dias, depende de cada um aí meu amigo, e voltar ao batente em 2018.
E outra coisa, o ano não acabou ainda não!
“Ah, pô, em 2 de janeiro eu volto a estudar!”
Meu amigo, vai estudar!
Está cheio de gente estudando, tira uma folguinha, dá uma descansadinha aí no final do ano, mas não pára de estudar não!
Em 2 de janeiro meu amigo, aí é pique total, até a sua aprovação cara!
Não deixe de colocar comentários aqui embaixo do nosso vídeo, sugestões de vídeos pro ano que vem, nós sempre anotamos as sugestões, estamos aqui incorporando, estamos com uma relação aqui de vários vídeos para serem feitos aqui ano que vem.
Coloque seu comentário.
Coloque sua sugestão aqui em baixo.
Que nos estamos aqui para ajudar todos vocês.
Um grande abraço e vamos estudar galera, que em 2018 sua aprovação só vai vir se você estudar pra caramba.


Deixe uma resposta