Como melhorar a sua concentração durante os estudos?

Uma das principais queixas de quem está em busca da aprovação em um concurso público é a concentração, é uma das situações bem prejudiciais para quem deseja manter o foco e conseguir a aprovação.

Caso você esteja passado pelo o mesmo problema ou algo parecido, não se preocupe, não se preocupe, é um problema comum é normal, principalmente se você não possui o hábito de estudar diariamente.


A boa noticia é que possui algumas técnicas para aperfeiçoar a capacidade de se concentrar,  isso pode ajudar muito a vida dos concurseiros de plantão.

  1. Tenha foco e objetivo

A dica mais importante se você tem como objetivo a aprovação em um concurso público, esse deve ser o seu principal objetivo, por isso evite distrações e outros objetivos e projetos paralelos que possam atrapalhar em atingir suas metas.

  1. Cuide da sua saúde

Se você tiver doente ou debilitado não conseguirá se dedicar 100 a preparação para o concurso, isso porque falta de descanso e nutrientes prejudicam diretamente a capacidade de concentração nos estudos.

A dica de ouro está em fazer lanches regularmente, beba pelo menos dois litros de água diariamente, durma pelo menos 8 horas diaria sem interrupções, não se esqueça de realizar atividade física, isso ajuda a combater o estresse e atua também na concentração.

  1. Organize o seu tempo

[sociallocker id=”233″]
O seu tempo vai está 100% ligado a organização, busque uma técnica que ajude a organizar bem o seu tempo, colocando prioridade nas suas tarefas diária.


  1. Ambiente de estudo

É extremamente dificil manter a concentração em um local bagunçado, sujo e desorganizado, mantenha não mão tudo que você precisa para estudar, escolha um local onde não haja interrupções durante o seu estudo, bem arrejado e com bastante iluminação.

  1. Tenha metas e estabeleça prazos

Estabeleça metas semanais ou mensais em relação ao seu desempenho, dessa forma você consegue gerenciar melhor os assuntos que precisa estudar.

  1. Utilize técnicas de memorização

Muitas pessoas tem dificuldade de armazenar e assimilar o conteúdo estudado, saiba que existe diversas técnicas de memorização, tais como listas, aúdios, mapas mentais dentre outros métodos que pode ajudar bastante. Faça ciclo de estudos, revise bem os conteúdos e materias, no final você vai encontrar uma maneira que funcione bem com você.

  1. Provas anteriores

Uma maneira muito eficaz de estudar para concurso é pegando a matéria através de provas anteriores, parece uma dica lógica, mais muito concurseiro acaba esquecendo a necessidade de colocar essa dica em prática. Leia, faça e refarça esses exercícios quantas vezes achar necessário, dessa forma você consegue memórizar a questão, é com certeza se durante o concurso você esbarrar com alguma questão parecida vai saber como resolver.

O ponto essencial para aprovação é manter a calma, dificil missão quando o concurso está se aproximando, no entanto manter a calma é fundamental, realize intervalos durante os estudos, pois descansar e extremamente importante para que você consiga se dedicar 100% ao seus estudos e manter o seu desempenho durante o aprendizado.

[/sociallocker]


Deixe uma resposta