Como estudar para concursos?

Querer a aprovação é um objetivo de todos que estudam para concurso, porém é natural se sentir perdido na hora de estudar, o desespero é simples, não sabemos de fato quais são as materias que devemos estudar e nem quantas horas por dia devo me dedicar a isto.

Primeiro defina algumas coisas importantes, tais como:


  • Quais são os seus objetivos?
  • Qual é a sua motivação para estudar?
  • Crie hábito de estudo;
  • Organize o seu cantinho da sabedoria;
  • Defina quantas horas você poderá estudar por dia;
  • Selecione todas as matérias que você precisa estudar;
  • Aprenda a estudar com eficiência;
  • Revise sempre seus conteúdos;
  • Quanto tempo você quer se aprovado (a)?

Compromete-se com o seu objetivo é o primeiro passo para alcançar bons resultados, nada na vida cai do céu ou acontece simplismente por acaso, as metas e objetivos são as bases que mostram que você está seguindo o caminho certo.

Quando você tem foco e objetivo você sabe de fato aonde está indo e porque está estudando, estudar por objetivos errados pode trazer problemas para o futuro próximo, por isso estabeleça as suas metas.

Em seguida é importante escolher a área que você quer começar, coloque a mão na massa, isso é importante pois cada edital de concurso exige um conhecimento específico.

Bancário, saúde, educação, tribunais, fiscais dentre outros concursos, cada um deles exige uma área de conhecimento especifica, avalie cada disciplina exigida e escolha a que você possui mais afinidade, é já comece por ai.

Outra dica importante é não esperar o edital do concurso se públicado para começar a estudar, pois normalmente quando o edital é públicado as provas ocorrem uns 60 dias depois, um prazo muito curto para que você se prepare, pense na concorrência, quantas pessoas estão se preparando a anos para aquele concurso.

Se planeje e seja extremamente organizado (a), defina bem suas metas, organize seu tempo, comece com disciplinas fáceis e básicas, dessa forma, você vai começar do zero, obtendo bastante domínio e conhecimento.


Estude as matérias de maneira alternada, nem que seja uma por semana, para não correr o risco de esquecer e não absorver o conteúdo estudado, faça resumos, revisões e anotações que vão direcionar o seu conhecimento.

  • Defina o seu material de estudo

De que forma você irá estudar as materias, será por videoaulas? Conteúdos em PDF? Vai utilizar os dois métodos?

Encontrar a ferramenta que você tem mais facilidade para aprender, é a melhor forma de se colocar mais próximo da aprovação.

Uma dica importante é não se prenda somente a videoaulas, pois a grande maioria dos conteúdos não costumam abordar todo o conteúdo do edital, os matérias em PDF vão direto no conteúdo, são bem versátil e você ainda economiza tempo ao contrário dos conteúdos em vídeo.

  • Dedicação, resistência e motivação

Manter a dedicação e não desanimar no meio do caminho é um grande desafio para quem está em busca da aprovação, um dos grandes segredos é a força de vontade, paciência e persistência, assim como é tudo que fazemos na vida, não podemos desistir no primeiro não.

Não tem como mensurar um tempo que você irá conseguir passar em um concurso, até porque a aprovação vai depender exclusivamente de você, no entanto, você precisa ter em mente que estudar é um investimento a longo prazo.

Por isso, estudar para concurso requer uma rotina, dessa maneira você vai conseguir aproveitar muito melhor dos estudos, fazendo com que o seu entendimento seja bem mais proveitoso, outra grande vantagem é que com o tempo estudar se tornará parte da sua rotina, com esse novo ritmo o fardo fica mais leve.


E extremamente importante que você busque e invista em um diferencial em relação aos concorrentes, pois os concursos são cada vez mais escassos e com pouquissimas vagas em relação aos candidatos interessados,  invista em bons conteúdos, cursos preparatorios e o essencial estude bastante, não perca o foco, mantenha-se no seu objetivo que a aprovação é certa.

Com disciplina, força de vontade, seguindo as dicas e fazendo o correto vai chegar ao objetivo desejado, seja paciente, seja persistente, não passou de primeira vez continue tentando, aprimorando cada vez mais seu conhecimento, pois assim você estará cada vez mais próxima da sua aprovação.


Deixe uma resposta