Como estudar para concurso público em pouco tempo

Não é novidade para nínguém que o sucesso da aprovação está nos estudos, porém sabemos que com o dia a dia corrido fica dificil as vezes se dedicar 100% a esse objetivo, e acabamos deixando para estudar em cima da hora, o ideal é damos início aos estudos com bastante antecedência.

Se sua prova já tem data marcada e você precisa estudar, conheça algumas dicas que podem te ajudar a se preparar em pouco tempo:


  • Avalie suas chances

Antes de se decidir se irá ou não fazer a prova, avalie de forma bem sensata se você realmente tem chances de sucesso neste concurso, se vale a pena investir esforço e tempo em fazer esse concurso, veja o quanto você está disposto a se dedicar aos seus estudos.

  • Escolha o concurso

Escolha o concurso que você tenha pelo menos um conhecimento do conteúdo, ainda que precise revisar e rever alguns detalhes, pesquise bastante a banca do seu concurso.

  • Estudo de emergência

Como não há tempo para estudar tudo, o ideal é saber o que estudar, comece por provas de concursos anteriores, busque bastante informações da banca organizadora e o estilo de prova da mesma, analise o nível das questões que costumam ser cobradas.

  • Priorize disciplinas importantes

Através do edital do concurso, você consegue analisar o peso de cada disciplina, em seguida estude apenas o que precisa ser revisado. Divida o seu tempo de estudo, considerado os fatores.


  • Dia da Prova

Antes de realizar a prova procure relaxar, recomendo que não estude um dia antes do concurso, procure esclarecer e desestressar sua mente, descanse bastante, se alimente bem, para ter plena condições emocional e mental para fazer a prova.

No dia use uma roupa confortavel, não se esqueça de levar água, uma barrinha ou fruta e um analgésico, sente-se afastado(a) da porta para evitar possíveis distrações, observe aonde o ar condicionado bate, luz e qualquer outra coisa que possa vim a atrapalhar a sua concentração.

Lembre-se o estilo de prova da banca examinadora e tente pensar como um examinador do concurso, isso pode ajudar na hora de tomar a decisão de quais alternativas escolher.

Estude através de resumos, é bem mais fácil e você estuda sem muito esforço ou dificuldade, isso reduz cansaço, pois rever um resumo do conteúdo cansa bem menos.

Dicas para fazer um resumo:

  • Seja bastante seletivo resuma apenas os assuntos importantes.
  • Escreva com suas palavras, entenda o assunto e refaça o mesmo com suas palavras;
  • Escreva o resumo a mão essa é a maneira mais eficaz de assimilar rapidamente todo o conteúdo.

As dicas acima vão facilitar o seu estudo, porém o ideal é mais recomendado é que comece a estudar com bastante antecedência, o sucesso da sua aprovação está no seu esforço e dedicação diariamente, não adianta estudar de vez em quando, crie uma rotina de estudo que em breve isso estará nos seus afazeres diário, dessa forma, quando vier o tão esperado concurso você estará preparado é a um passo a frente da sua aprovação.

 


Deixe uma resposta