8 erros que cometemos na hora de estudar para concurso

Quando temos foco e utilizamos as estratégias corretas e adequadas, o tempo rende é o nosso esforço, tende a gerar frutos em termo de produtiviade, é fato que não existe receita pronta para o sucesso quando se fala em ser preparar para um concurso.

De fato, quando não passamos bate aquela frustação, mais precisamos analisar o que estamos fazendo de errado, por isso, conheça a seguir os 11 erros fatais que cometemos na hora de estudar para concurso.


  1. Falta de organização e estratégia

É preciso ter em mente que ninguém passa em um concurso por sorte, é preciso uma disciplina, organização e bastante estudo aplicando diversas estratégias do que mais cai na prova.

  1. Estudar ansioso ou nervoso focando somente em resultados

Ansiedade e nervosismo são seus inimigos crueis da aprovação, pois na hora da prova isso pode desistabilizar totalmente o candidato, por isso foque no seu objetivo, pratique técnicas de concentração para que isso não comprometa a sua produtividade no concurso.

  1. Não exagere na sua maratona de estudos

Você sabia que a nossa mente funciona como músculos? Precisa na realidade de estímulos diários, por isso, de nada adianta querer estudar todo o conteúdo em um único dia, leva uma rotina exaustiva de estudo vai te deixar cansado (a), no dia seguinte não conseguirá se dedicar a nada, se persistir numa rotina cansativa de estudo esse casanço pode permanecer em você por dias.

  1. Ignorar possiveis sinais do corpo

Quando ultrapassamos os nossos limites, forçando a nossa mente em uma concentração extrema, a perda de tempo se torna grande, trazendo a sensação de que estamos estudando muito e não sabemos nada.

Você deve estudar e até mesmo ler até o momento que a sua mente está absorvendo os conteúdos, na hora que os seus olhos estiverem passando direto pelo o conteúdo, é importante parar e começar a estudar somente no outro dia.

Se vale uma dica, a cada 1 hora de estudo dei uma pausa de 15 a 20 minutos, isso ajuda bastante a relaxar a mente.


  1. Estudar com material inadequado

É de suma importancia que você foque em estudar o conteúdo correto, evite estudar por anotações de outra pessoa, pois a leitura pode ser feita com observações errada e pode te induzir a uma erro durante a prova.

Procure estudar conteúdos que estejam de acordo com toda a sua matéria e a banca do seu concurso.

  1. Não estudar o edital

Não ler o edital é o primeiro erro de qualquer pessoa que queira se dedicar a carreira de concurso público.

  1. Falta de equilibrio entre as disciplinas

Equilibrar seus estudos é o pontapé inicial das disciplinas de um concurseiro, é melhor dedicar mais tempo as materias que você tem mais dificuldade e não ao contrário.

  1. Estudar de véspera

Recorrer aos livros e apostilas na véspera do concurso não adianta nada, vai gerar mais ansiedade e estresse do que aprendizado, se antecipe! Estudo antes, lembre-se que tem muita gente mais preparada que você tentando a mesma oportunidade.

Mais afinal, como manter o interesse durante os estudos?

Todo mundo tem suas materias preferidas, o curioso é que sabemos que todas as materias vão se cobradas, o candidato acaba estudando as matérias que mais tem afinidade, deixando para trás as outras.


O plano de estudo ajuda a corrigir essas falhas é a tendência é focar em todo o conteúdo, pois toda a materia é o passaporte da tão sonhada vaga, o estudo bem dinâmico e focado no conteúdo ajuda a superar as distrações.

Os candidatos tendem a sofrer quando vão fazer a prova, pois acham que na teoria sabem tudo, isso porque mesmo verificando toda a profundidade do conteúdo exigido e não se preparou adequadamente.

Revise o conteudo sempre, estudou hoje, revise amanha, o nosso cerebro funciona melhor quando repetimos a mesma coisa para ele diversas vezes, foque em exercícios pois essa é uma forma de revisar a materia.

Não deixe para revisar a materia, muito tempo depois, pois você pode acabar se esquecendo do conteúdo, procure fazer revisão com a materia ainda fresca na mente, isso ajuda bastante fixar o conteúdo e melhora o seu desempenho.


Deixe uma resposta